A lutar para permanecer produtivo?

14 ferramentas para ajudá-lo a permanecer focado enquanto trabalha em casa.

Como o resto do mundo, é provável que esteja confinado em casa. Com a pandemia de Covid-19 a varrer as nações, a maioria da população mundial foi forçada a ficar em casa.

Considero que atravessamos momentos que nos testam. A maioria das empresas foi obrigada a permitir que os colaboradores trabalhem remotamente. Consequentemente, a força de trabalho global enfrenta um novo paradigma.

É certo que o trabalho remoto não será um problema para freelancers experientes que estão acostumados a este paradigma. Mas para a maioria das pessoas, trabalhar em casa é muito menos produtivo do que trabalhar no escritório.

Hoje, a tecnologia disponível oferecer-nos uma variedade de ferramentas de software que podem ser utilizadas para colaborar e trabalhar remotamente. Com estas plataformas online, os seus colaboradores podem participar facilmente em ambientes de trabalho virtuais. Saber utilizar estes sistemas permite que os colaboradores façam o trabalho e que concluam as tarefas de maneira oportuna e eficaz.

Um dos grande problema existentes para quem está a iniciar no trabalho remoto é a variedade de ferramentas disponíveis na internet. Para garantir que você possa trabalhar em casa com os mesmos níveis de produtividade ou melhores que no escritório, partilho algumas ferramentas focadas nesta matéria.

Utilizando estas plataformas, você e a sua equipa mantêm-se focados e a colaboração é igual ou melhor, como se estivessem no mesmo escritório.

Para além das questões das ferramentas digitais, percebemos que nem todos os problemas do trabalho em casa são iguais. Portanto, não pode haver uma solução única para todos. Cada profissional tem áreas problemáticas específicas quando se trata de trabalho remoto.

Tendo isto em mente, segmentei as ferramentas de acordo com os vários pontos problemáticos que os profissionais enfrentam quando trabalham remotamente. Após analisar este artigo, você certamente encontrará ferramentas que podem ajudar na sua área específica. Se conhecer alguma que não faça parte desta lista (que serão inúmeras) partilhe nos comentários.

Melhores ferramentas para gestão de tempo

O problema mais significativo e, ao mesmo tempo, o mais comum que as pessoas enfrentam enquanto trabalham em casa é a gestão de tempo. Enquanto no escritório existem horários de trabalho que nos permitem dedicar todo o nosso foco, em casa as distrações são imensas. Portanto, para garantir que não gasta o tempo a brincar com seu animal de estimação, aqui estão algumas ferramentas de software para gerir melhor seu tempo.

Time Doctor

O primeiro da lista é o Time Doctor, uma aplicação muito simples de utilizar. Permite rastrear todas as tarefas em que estiver envolvido.

Hours

Esta aplicação incorpora uma interface limpa e permite registar todas as suas horas de trabalho num único local, fornecendo uma linha do tempo visual do seu trabalho. Pode definir notificações para tarefas importantes e ajuda a criar relatórios. É uma ferramenta que lhe permite manter o foco, enquanto a Hours regista os tempos para cada tarefa.

Toggl

A última da lista é a Toggl. Fornece um painel útil que permite controlar o tempo e criar relatórios com facilidade. É possível fazer a integração com outras ferramentas de produtividade através de APIs para oferecer uma experiência integrada.

Melhores ferramentas para gestão de equipas

Uma das maiores vantagens de trabalhar no escritório é poder colaborar diretamente com os membros da sua equipa. A interação direta com os seus colegas permite que todos estejam alinhados em relação às tarefas compartilhadas. Isto é algo que a maioria sentirá falta ao trabalhar em casa. No entanto, não é impossível alcançar esta dinâmica. Existem vários aplicativos que podem ajudá-lo a colaborar e gerir a sua equipa de uma forma eficaz, mesmo trabalhando remotamente.

Asana

Quando se trata da gestão de equipas e projetos, o Asana é uma das melhores ferramentas disponíveis. A aplicação é perfeita para garantir que os membros da sua equipa se mantêm organizados. Permite atribuir tarefas aos membros da sua equipa, definir prioridades e prazos e até comentar as tarefas individuais. Além disso, o Asana permite alterar o visual da tarefa de acordo com suas preferências.

Ryver

O próximo da lista é o Ryver, uma ferramenta de colaboração que permite gerir equipas facilmente, atribuir tarefas e acompanhar o progresso. Também permite criar e colaborar com várias equipas. Além disso, pode configurar projetos, criar tópicos para conversa e integrar com outras ferramentas.

Teamweek

Esta aplicação fornece um alto nível de detalhe das tarefas entre equipas. Permite gerir membros individuais, acompanhar prazos e progresso e também compartilhar cronogramas do projeto com os clientes. Em resumo, o Teamweek ajudará a manter todos os membros da equipa e partes interessadas devidamente informados. Perfeito para equipas remotas que colaboram em tarefas partilhadas.

Melhores ferramentas para gestão de projetos

Além de gerir equipas remotamente, você também precisa ter em mente projetos e prazos individuais. Esta visão de alto nível da divisão de tarefas é essencial para a gestão eficaz dos projetos.

Basecamp

Seja gestão de projetos, gestão de tarefas ou gestão de equipas, o Basecamp faz tudo. Com uma interface simples e fácil de seguir, esta plataforma permite criar e gerir projetos, acompanhar o progresso e comunicar efetivamente com os membros da equipa. A aplicação possui funcionalidades como mensagens e chats em grupo bem como gestão de ficheiros. Também permite integrações personalizáveis para que a aplicação responda às suas necessidades.

Jira

Se faz parte de uma equipa de desenvolvimento de software ágil, não procure mais. O Jira para gestão de projetos, as equipas podem gerir todo o processo de desenvolvimento de software a partir de uma interface simples. O software possui disposições para a criação de histórias para usuários individuais, planeamento de sprints e relatórios em tempo real, para citar alguns. Além disso, a plataforma ainda oferece suporte para integração com mais de três mil aplicações adicionais. Um Ferrari da Gestão de Projetos.

Wrike

Para aqueles que procuram uma solução completa para gestão de projetos, o Wrike tem cartas fortes para lançar. Projetado para fornecer aos colaboradores uma visão geral e completa de qualquer projeto, o software possui formas para dar prioridade às tarefas, gestão de arquivos e muito mais. Incorpora colaboração baseada em email, permitindo centralizar os esforços da equipa.

Melhores ferramentas para gestão de stress

Agora que falamos sobre alguns dos principais problemas relacionados com o trabalho remoto, precisamos enfrentar um dos maiores impeditivos da produtividade. O stress no trabalho é uma das maiores razões para o esgotamento e pode afetar a produtividade como nenhum outro fator.

E não pense que por trabalhar em casa está livre de stress. De fato, juntamente com distrações domésticas, isso pode dar origem a situações de stress maiores do que o habitual.

Mas não se preocupe, respire fundo e vamos analisar algumas ferramentas.

HeadSpace

O Headspace é uma aplicação que permite transformar o seu smartphone num centro de meditação. Com diferentes níveis de exercícios de meditação, é a ferramenta perfeita para aliviar o stress enquanto trabalha em casa.

Happify

As emoções negativas são uma das maiores fontes de stress. Sentimentos reprimidos e pensamentos negativos podem afetar o seu trabalho de inúmeras maneiras.

E é exatamente aí que o Happify entra. A aplicação treina os utilizadores para desenvolver as habilidades necessárias e gerir o stress relacionado com trabalho. Ao ajudar os utilizadores a descobrir as fontes de stress, ele permite que você controle emoções negativas e comece a trabalhar.

Runtastic

O Runtastic é uma aplicação que acompanha a sua atividade física e horas de sono, tendo como base padrões para garantir a otimização das suas horas de descanso aliadas ao exercício físico. Com uma boa noite de sono, não precisará de se preocupar com um dia de trabalho.

Final

Então, equipe-se, prepare-se e siga em frente. O mundo enfrenta uma ameaça sem precedentes e a única maneira de voltar ao normal é tomar medidas sem precedentes. Fique em casa, fique em segurança e mantenha-se produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.